A importância dos anúncios nos resultados de pesquisa

A importância dos anúncios nos resultados de pesquisa

Um site que tenha um bom ranking na pesquisa do Google pode perder 88% dos cliques se deixar de fazer publicidade. Ou ter um aumento igual se a começar a fazer.

O site da Google Think apresenta um conjunto de ferramentas de análise e de casos de estudo muito interessantes para o anunciante on-line.

Recentemente divulgou um estudo sobre a influência da publicidade on-line no comportamento dos consumidores, e confirmou que como no caso dos anúncios mobile, os cliques da publicidade incrementam e potenciam os resultados da pesquisa orgânica em 88%!

Ou seja, mesmo que um website surja numa pesquisa orgânica do Google, um anúncio traz 88% mais cliques, demonstrando como os anúncios em dispositivos móveis têm um impacto muito significativo e são complementares aos resultados de uma pesquisa orgânica. Independentemente da área de negócio, o aumento foi sempre superior a 88%.

Um bom ranking não dispensa a publicidade

Os resultados são semelhantes a um estudo realizado em 2011, no qual a Google descobriu que um anúncio complementa sempre os resultados da pesquisa orgânica, independentemente do ranking: mesmo que um website esteja na primeira posição da pesquisa, ao ter um anúncio na mesma página aumenta em 50% os cliques.

Para além disso, a sua empresa pode não aparecer na pesquisa mas interessar ao consumidor: na primeira página dos resultados de uma pesquisa no Google, 66% dos cliques em publicidade não tinham resultados orgânicos associados.

A publicidade não é tudo, mas ajuda

É importante para a credibilidade de um site uma boa posição no ranking da pesquisa orgânica, mas a publicidade nas páginas de pesquisa ajuda a aumentar os cliques e as consequentes visitas ao site. O que este estudo mais recente veio demonstrar é que o consumo de publicidade on-line em dispositivos móveis apresenta muitas semelhanças com aquele que existe num computador de secretária, com a vantagem de ser possível apresentar ao consumidor a publicidade certa em função do local onde este se encontra, a hora do dia, etc.

Com estas vantagens, não há razão para que a sua empresa não faça publicidade na pesquisa Google. Para começar, visite o site da Google AdWords .

Fotografia de Chris Brown via Flickr