A sua empresa já está no Pinterest?

A sua empresa já está no Pinterest?

O Facebook continua a ser essencial a qualquer empresa que queira comunicar nas redes sociais. Mas pode não ser a mais rentável para o seu negócio.

Já se sabe que a faixa etária do Facebook está a aumentar em detrimento do Twitter, que o Google+ está sorrateiramente a ganhar peso no dia-a-dia de várias pessoas, e ainda (isto é importante se tiver uma loja on-line), que o Pinterest é a rede social onde se gasta dinheiro...

Segundo a Gigya, um fornecedor de logins sociais, o Pinterest representa 41% das partilhas em redes sociais, contra 37% do Facebook, i.e., quando um utilizador quer partilhar um produto, prefere o Pinterest ao Facebook. Este infográfico da Gigya apresenta estes e outros dados interessantes, mas há mais, muito mais!

O site com o crescimento mais rápido

Segundo as estatísticas disponíveis, o Pinterest foi o site que mais rapidamente conseguiu atingir os 10 milhões de visitantes únicos por mês, com excepção do Google e da Yahoo.

E este crescimento não se limitou ao país de origem da rede social (os Estados Unidos) mas contagiou também a Europa, com um aumento na utilização, em menos de um ano, de quase 3.000% na Alemanha.

E um dado interessante é que o Pinterest é a rede social com mais partilhas no iPad...

Um site de conteúdos com história

Enquanto um post no Facebook tem uma "esperança média de vida" de 2/3 horas, um tweet poucos minutos, um pin no Pinterest pode durar um mês ou mais!

Este fenómeno tem a ver com a estrutura e os objectivos do site. Enquanto colecção de imagens interessantes, não existe um limite temporal para a duração de um pin. Para além disso, os utilizadores estão interessados em descobrir e procurar objectos e ideias novas e interesantes e não apenas em saber o que há de novo, por isso estão dispostos (isso faz parte do gozo do site) em lá "perder" tempo: os fans da Sephora, por exemplo, gastam em média mais 15 minutos no Pinterest do que no Facebook.

O site quem nos convence a gastar mais dinheiro

Apesar de a taxa de conversão ser maior no Facebook (os utilizadores dessa rede social visitam mais vezes os sites para onde os posts apontam), no Pinterest o valor médio de cada compra é superior: $140 a $180 contra $60 a $80 no Facebook.

Apesar da importância do Facebook, um elemento essencial em qualquer estratégia de comunicação social, não podemos descurar outros que para algumas áreas de negócio como podem representar uma percentagem das vendas muito significativa.

Em resumo

Visite o Pinterest, crie uma conta se ainda não a tiver, e se quiser fazer crescer o seu negócio através desta rede social entre em contacto connosco.