A sua empresa já usa hashtags na sua página Facebook?

A sua empresa já usa hashtags na sua página Facebook?

Os hashtags não são recentes, muito menos no Facebook, tendo sido popularizados pelo Twitter. São uma forma de descoberta e divulgação que permitiu ao Twitter tornar-se uma das principais redes sociais, que ao contrário do Facebook, continua em crescimento. Para além disso, e mais importante, são uma forma extremamente eficaz para as marcas serem descobertas por pessoas que de outra forma não a conheceriam. Em termos práticos isso quer dizer que se se estivermos a ver um post interessante podemos facilmente encontrar outro semelhante se pesquisarmos por temas associados.

Este processo tem a grande vantagem de ser orgânico, ou seja, não pago, e por isso natural e bem aceite pelos utilizadores - ao contrário da publicidade, que é uma das principais razões para o declínio de utilização do Facebook. O Facebook decidiu introduzir os hashtags, com algum atraso, quando percebeu que as suas receitas não eram as melhores e estava a perder terreno para algumas redes sociais como a Google+, Twitter, Instagram e Pinterest. Todas estas redes já usavam hashtags.

A partir do momento em que as hashtags foram introduzidas no Facebook, todos os que trabalham na comunicação digital rejubilaram porque são uma forma extremamente eficaz (e sem custos) de divulgação para as marcas.

É importante ainda assim referir que os hashtags não ganharam, no Facebook, o mesmo sucesso que em outras redes sociais. Isto deve-se, provavelmente, ao facto da faixa etária do Facebook estar a tornar-se mais elevada que outras redes sociais, com um peso crescente de pessoas que não estão habituadas a elas.

Ora estas pessoas, mesmo que à partida não entendam a utilidade das hashtags, irão certamente passar a perceber com a crescente divulgação desta ferramenta. Por isso, mesmo que esporadicamente, está na altura de começar a usar as hashtags na gestão da sua página Facebook.

 

Fotografia de romana klee via Compfight cc