Tendências de consumo em 2013: marcas que apoiam causas sociais

Tendências de consumo em 2013: marcas que apoiam causas sociais

Segundo a empresa de análise de tendências Trendwatching.com, os consumidores da América do Sul e Central com maior poder de compra estão cada vez mais dispostos a mudar o cenário social e contribuir para ajudar os mais desfavorecidos.

Segundo a empresa de análise de tendências Trendwatching.com, os consumidores da América do Sul e Central com maior poder de compra estão cada vez mais dispostos a mudar o cenário social e contribuir para ajudar os mais desfavorecidos.

Isto porque consideram o materialismo desenfreado demasiado egoísta - especialmente numa sociedade que a justiça e a segurança ainda não estão acessíveis a todos - e tendem a apoiar marcas que não só não ignoram os problemas como tomam iniciativas que lhes permite ajudar quem precisa.

Esta tendência deve-se à confiança dos consumidores em relação à sua capacidade de mudar o cenário e ter uma voz activa mas também graças ao avanço da tecnologia, que lhes permite participar numa causa e exibir o seu impacto social.

Os milhares de novos consumidores da América Central e do Sul estão também mais sensibilizados para as questões sociais que os consumidores europeus e norte-americanos.

Segundo um estudo da Nielsen, a percentagem de consumidores dispostos a pagar valores mais elevados por produtos e serviços de empresas que retribuem à sociedade na América Central e do Sul é de 49%, enquanto que na Europa e na América do Norte representam apenas 33%. Ainda segundo o Trend Briefing, "a pressão para que as marcas apresentem soluções sociais inovadoras vai aumentar na medida em que o público na região ficar mais exigente".

Se a sua empresa quiser agarrar a oportunidade e criar iniciativas semelhantes em Portugal, não pense em campanhas simples e de baixo impacto, pelo contrário. Crie campanhas ousadas que envolvam os consumidores e mostre-lhes como estão a contribuir para ajudar as causas que apoiam.

Alguns exemplos interessantes

A marca de whisky Buchanan’s convidou os jovens de Bogotá, da Cidade do México e de Caracas a participar de um projeto de voluntariado chamado Tempo Para Compartilhar e ofereceu um concerto privado com os Smashing Pumpkins aos participantes. Veja aqui o video da campanha.

No final do ano passado alguns restaurantes de luxo do Brasil juntaram-se numa iniciativa intitulada Programa Satisfeito em que os clientes podiam optar por pagar o mesmo preço por porções menores e assim contribuir para doar dinheiro a uma organização que luta contra a desnutrição infantil.

La Fabrica del Taco é um restaurante mexicano instalado num bairro de classe alta em Buenos Aires que doa uma parte dos seus lucros às instituições que ajudam os sem abrigo. Veja aqui o vídeo.

A Techo é uma ONG que na campanha "Pregos" recompensou de forma original as pessoas que os ajudaram a construir casas para os mais necessitados. Aos doadores foi entregue uma imagem do "seu" prego e a possibilidade de ver o lugar onde foi construída a casa através da aplicação "Prego Maps".

Para ler mais sobre esta tendência consulte aqui o infográfico da trendwatching.